Rainha da reciclagem

ELINEIA GOMES DE JESUS 

Elinéia Gomes de Jesus é movida pelo cuidado, apesar do pouco que recebeu ao longo de sua trajetória. De riso solto e carisma da cabeça aos pés, é a nossa Rainha da Reciclagem, responsável por uma cooperativa que existe para custear o acolhimento e cuidado de dezenas de usuários e usuárias de drogas no Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, além de financiar centenas de marmitas distribuídas pelas comunidades e ruas da capital paulista.
 

As violências que sofreu ao longo da vida a levaram a esse "chamado", como conta, e sua vida mudou ao perceber que poderia criar uma comunidade de apoio a quem, como ela, teve poucas oportunidades e via um futuro melhor como algo distante.


Tentamos, humildemente, retratar essa potência que é Elinéia.

ELINÉIA GOMES DE JESUS

 

Elineia, 44 anos, viveu uma epopéia trágica e impressionante até alcançar esse posto e, hoje, ser responsável por uma cooperativa que existe para financiar o cuidado e atendimento de dezenas de dependentes de drogas no Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo.

 

Do interior da Bahia para as ruas de São Paulo, com passagem pelo sistema carcerário por tráfico de drogas, criou um império coletivo a partir do lixo.

 

A infraestrutura inicial do projeto foi montada junto às 18 pessoas que, em 2009, após uma visita à Cracolândia, decidiu acolher em sua própria casa.

 

Hoje a cooperativa Rainha da Reciclagem processa entre 45 e 50 toneladas de material reciclável por mês e custeia as despesas dos dois centros de acolhida do projeto "Guardiões de Deus", que oferece moradia, emprego, alimentação e apoio psicológico para mais de 90 homens e mulheres. 

ELINÉIA APOIA

Reforma da casa de acolhida para mulheres guerreiras de Deus

 

A casa feminina de acolhida GUERREIRAS DE DEUS  foi fundada em 2009 pela pastora Elinéia de Jesus com o intuito de resgatar e transformar as vidas de centenas de mulheres que viviam nas ruas se entregando aos vícios das drogas.

 

Com essas doações conseguiremos aumentar em mais de 40% o acolhimento para mais jovens mulheres.

Nos ajuda com sua doação!!

 

depoimentos

FUNDO%20SITE_Prancheta%201_edited.jpg

Stephanie

00:00 / 05:30

Aparecida Conceição

00:00 / 06:19

Pedro Gonçalves

00:00 / 03:08