
RAINHA DA ROBÓTICA
DÉBORA GAROFALO
Como transformar a educação de milhares de crianças e jovens da periferia a partir... do lixo? Pergunte a Debora Garofalo, a Rainha da Robótica. Essa é sua luta.
Confiante no poder de mudança da educação, a professora decidiu ampliar o universo de seus alunos ao extrapolar a sala de aula e propor uma nova forma de interação com o mundo que os cerca, com a comunidade. O problema, que era o lixo na rua, virou ferramenta de aprendizagem de uma disciplina considerada "coisa de escola particular", distante da realidade daqueles jovens: robótica. Um trabalho de criatividade, inventividade e exercício do pensamento científico, como conta Debora.
E o resto é história. Por seu trabalho, nossa Rainha da Robótica recebeu diversos prêmios e foi a primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize, considerado o "Nobel da Educação".

DÉBORA GAROFALO
Debora, 41 anos, é uma professora reconhecida internacionalmente por encontrar na sucata uma forma de transformar a educação de milhares de crianças e jovens da periferia de São Paulo.
Como educadora de Tecnologias da rede pública, criou o projeto Robótica com Sucata, que a partir do lixo reciclável retirado das ruas propõe a construção de utensílios, como carrinhos motorizados e pequenos robôs, para mediar a construção de conhecimentos de eletrônica e robótica.
O projeto hoje é política pública do Estado de São Paulo, onde Debora coordena o Centro de Inovação da Secretaria de Educação. Por seu trabalho, recebeu diversos prêmios e foi a primeira brasileira finalista do Global Teacher Prize, considerado o "Nobel da Educação".
DÉBORA APOIA
Através do lixo, podemos transformar o mundo!
Através do lixo, podemos transformar o mundo!
O projeto Robótica com sucatas tem como objetivo tirar o lixo das ruas, e transformá-lo em solução ao oportunizar o aprendizado de programação e robótica nas escolas públicas de São Paulo.
Ao longo de 03 anos e meio o trabalho obteve resultados positivos, melhorando o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), redução da evasão escolar, combate ao trabalho infantil e a retirada de 1 tonelada de lixo (eletrônicos e de sucata) das ruas de São Paulo.


depoimentos
Kayran

Richard
